terça-feira, 12 de abril de 2011

COEXISTÊNCIA = CONVIVÊNCIA POSSÍVEL

Domingo assisti a um filme chamado “ALEXANDRIA”( ÁGORA é o título original) , é um bom filme épico que relata a história da Alexandria no Egito num período entre 355 e 415 d.C . O personagem central da história é Hipátia , a famosa filósofa Alexandrina que teve sua vida violentamente tirada por um grupo de cristãos extremistas chamados de parabolanos que eram liderados pelo Bispo Cirilo. Não corro o risco de estar contando o filme porque a história é verídica e portanto facilmente encontrada nas compilações históricas que relatam a época. Essa história contêm alguns fatores que muito me chamaram a atenção, o primeiro deles é que é uma época em que o Império Romano passa adotar o Cristianismo como religião oficial sob decreto do Imperador Teodósio passando a condenar qualquer outra religião e obrigando as pessoas a se tornarem cristãs através de um batismo público e esse fato marca um período triste onde os “cristãos” destroem a famosa Biblioteca de Alexandria e com isso muitos tratados filosóficos e científicos são queimados por conta de uma intolerância desnecessária . O outro fator é o assassinato da própria filósofa Hipátia , que é acusada de bruxaria por estudar Astronomia e se negar a se batizar para se tornar cristã .
É triste saber que tantas atrocidades foram cometidas em nome de Cristo , contrariando totalmente tudo aquilo que Ele ensinou e mais saber que aqueles que foram perseguidos , agora se tornam perseguidores , porque pela experiência sofrida anteriormente os cristãos deveriam saber que perseguir pessoas por serem diferentes étnica ou religiosamente não é um bom caminho a seguir.
Claro , que foi impossível não remeter esses fatos aos dias de hoje , porque infelizmente tantos séculos depois , ainda vemos esse tipo de atitude acontecer no mundo e não falo apenas do extremismo Ético / Religioso de continentes como África e Ásia , mas falo das atitudes do “cristianismo” praticado atualmente , que discrimina e pratica o preconceito, esse cristianismo que costuma eleger líderes políticos cristãos com vistas a protegerem a fé cristã tolindo as demais práticas religiosas , que sonham com coisas absurdas tais como “proibir” o carnaval no Brasil ( acreditem já ouvi coisa do tipo) e que se houvesse alguma lei do tipo , quem sabe , assim como feito com a biblioteca de Alexandria , seriam os que destruiriam a Apoteose no Rio de Janeiro aos gritos de Aleluia , como acontece no filme , não duvido .
Sinceramente , temo esse tipo de cristianismo , temo demais quando escuto certas coisas que costumo ouvir nesse meio cristão , temo quando leio coisas como lí ontem no Facebook do meu amigo Olgalvaro , onde ele anuncia a venda de um ingresso para o show do U2 e é criticado e condenado por um irmão que o julga um herege por ser fã de uma banda secular, sendo que esse que o critica de tão alienado que é , não se dá conta que os integrantes do U2 são cristãos , e mesmo que não fossem cristãos , quem tem o direito de julgar o outro por gostar de determinado grupo musical por não ser cristão ? Ouvir música não cristã não fere a fé de ninguém , isso é ridículo , isso ridiculariza o cristianismo e só não vê quem é fanático e cego . E é por isso que muitos hoje apesar de acreditarem em Cristo , preferem dizer que não são cristãos segundo os padrões ditados pelo “cristianismo” vigente , é claro ! Porque é mesmo vergonhoso fazer parte de um grupo preconceituoso como esse , é vergonhoso saber que pessoas foram queimadas em fogueiras em nome de Deus , que livros e tratados filosóficos /científicos foram destruídos em nome de se proteger a “fé” . Amigos e irmãos , estou escrevendo isso para que não venhamos a cometer mais esse tipo de atrocidade cultural / religiosa , para que não venhamos recair nesse erro histórico de tratar a fé divergente com intolerância e preconceito . Apoio demais o trabalho de Bono Vox , vocalista da banda U2 ( essa mesma que causou a condenação do meu amigo pastor Olgalvaro ao grau de pecador herege essa semana ), de pregar a coexistência entre pessoas de diferentes religiões , nem falo de ecumenismo , não sou favorável a isso , mas coexistência sim , porque essa visa o respeito e boa vivência com pessoas que sejam divergentes em quaisquer questões que não só religiosas .
É isso , vamos refletir , esse é assunto vasto , exige muita discussão em torno das questões aqui levantadas , mas que possamos também ir um pouco além das discussões ...
Firmes na Graça do Caminho !!
<< PC GARCIA >>

Um comentário: