segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Se fossem cegos não seriam culpados , mas porque dizem ver , a culpa deles permanece"


Em João 9 do verso 1 ao 41 encontramos a história do cego de nascença que foi curado por Jesus , é uma fantástica narrativa que traz muitas mensagens . Mas quero destacar o trecho que vai do verso 13 ao 41 . Nesse trecho o rapaz já fora curado por Jesus e está diante de um interrogatório dos Fariseus que querem saber de que maneira Jesus o curou , a dúvida deles é , como um homem “comum” poderia fazer tal coisa ? Estavam indignados e como sempre tentavam incriminar Jesus . O ex-cego de nascença conta com todos os detalhes , mas eles retrucam , mandam chamar os pais do rapaz para que confirmem que ele era realmente cego desde o nascimento , os pais confirmam e eles ficam ainda mais intrigados , porque querem saber o método de Jesus para curar , como ele conseguia fazer Isso? Essa era a grande dúvida desses homens . Eles poderiam se interessar em saber quem é Jesus , e porque realizava esses sinais , mas o foco deles estava nos sinais e não no realizador dos sinais . Queriam uma explicação para os milagres e por isso não notavam que seria muito mais fácil buscar conhecer aquele quem os realizava . Notem que nem mesmo o cego sabia quem era Jesus , só sabia que estava vendo e pra ele naquele momento isso era tudo , claro !

Os fariseus insatisfeitos expulsaram o rapaz e ai vem a parte mais interessante desse texto ,

Jesus se encontra com o rapaz e lhe faz uma pergunta : “você crê no filho do Homem ?”

A resposta do rapaz é : “ quem é ele para que eu nele creia ?”

E Jesus responde : “ você está olhando para ele , é esse que fala contigo!” O texto que se segue diz que o rapaz passa a crer em Jesus e o adora no no mesmo instante.

Há nesse texto uma grande verdade que é , muitos daqueles que dizem saber quem é Jesus , estão longe de saber quem ele realmente é e o que ele representa para suas vidas . Ainda que tenham tido algum contato com a igreja , ainda que tenham até mesmo como esse rapaz provado um milagre de Jesus em sí mesmo ou em alguém próximo , não têm um contato mais íntimo com Jesus , uma verdadeira intimidade com Ele , vivem uma superficialidade cristã , uma experiência religiosa , mas lhes falta um conhecimento mais profundo de Jesus.

Mas o bom de tudo isso é que , assim como nesse relato bíblico , ainda hoje Jesus nos questiona e nos pergunta se verdadeiramente o conhecemos e se queremos esse conhecimento. Ele quer curar a nossa cegueira espiritual , abrir os nossos olhos da fé e nos conduzir a um nível de intimidade com Ele muito além do emocionalismo do culto . Ele quer se revelar a nós em sua totalidade , ele anseia que amadureçamos o mais rápido possível em nossa fé , porque assim teremos maior capacidade de nos aprofundarmos num relacionamento com Ele.

Que possamos dar maiores passos na nossa vida cristã , que não mais o busquemos pelas nossas necessidades de milagres e sinais apenas , mas o busquemos numa perspectiva de que podemos nos relacionar profundamente com Ele e Ele conosco .

Que assim seja a nossa caminhada e que alcancemos finalmente o nosso principal objetivo que é conhecer a Jesus e torná-lo conhecido .

Reflita !! Fé em Deus !! << PC GARCIA >>



2 comentários:

  1. É PC, ralmente as coisas estão nesse nível nos dias de hoje. O que me chama atenção na sua reflexão é sobre o ponto em que as pessoas preferem se preocupar mais com os sinais do que com quem faz os sinais.

    Infelizmente é o que podemos ver, inclusive em algumas Igrejas, é esse tipode comportamento, onde as pessoas procuram os "sinais". Buscam a cura, buscam a prosperidade, buscam de tudo, menos aquele que é responsável pela dádiva do dom maior já recebido por todos nós, a vida!

    Grande abraço PC e parabens pelo blog, prometo voltar mais vezes.

    Douglas Laudiauzer
    www.douglaslaudiauzer.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sim douglas é exatamente isso , vlw pela visita!!
    grande abraço amigo !!!

    ResponderExcluir