terça-feira, 28 de agosto de 2012

UM MAPA ATÉ CORAÇÃO DE DEUS ?



   UM MAPA ATÉ O CORAÇÃO DE DEUS ? ATOS 17.17-28

No relato do capítulo 17 de Atos temos o grandioso encontro de Paulo com os grandes pensadores atenienses , aqueles que representavam o orgulho da sabedoria grega . 
Os gregos e em especial os atenienses eram altamente panteístas , ao visitar Atenas Paulo ficou chocado e muito incomodado com tamanha idolatria e , claro , como era seu costume iniciou um trabalho de pregações convidando os atenienses ao arrependimento . Ao saber disso os epicureus e estóicos , que eram filósofos da época o levaram ao Areópago http://www.almanaque.cnt.br/areopago.htm para uma reunião de esclarecimento , queriam saber de que se tratava essa nova doutrina que tanto agregava devotos e simpatizantes entre os gregos . 

A resposta de Paulo a esses pensadores é algo que demonstra o tamanho do amor de Deus , a grandeza da graça maravilhosa do Senhor e de sua paixão pelos homens. Vamos analisar essa maravilhosa explanação de Paulo acerca do coração apaixonado de Deus por todos os homens .

Paulo diz que ao encontrar entre os diversos altares a ídolos , um altar dedicado a um Deus desconhecido , viu que havia  uma lacuna , um vazio . Tantos deuses , tantas crendices , mas ainda assim um vazio , como se houvesse algo ainda  inexplicável para aquele povo tão envolvido com a ciência e o conhecimento . Então ele diz que esse que para eles representava um desconhecido , era conhecido por ele e a razão de sua pregação . Começa então a mostrar-lhes que aquele que deu a vida aos homens , ainda que não necessitando dos serviços dos homens , ainda que sendo auto-suficiente , deixou sinais , marcas , vestígios que indicassem para os homens um caminho aberto para o seu coração . E ai que vem a parte que mais gosto nesse texto : "... para que buscassem ao Senhor , se porventura , tateando , o pudessem achar..."

Que coisa tremenda !! Conseguem imaginar que isso é como se Deus tivesse nos deixado o mapa da mina ?  Ele nos deixou vestígios claros que nos conduzem ao centro do seu Amor , ele nos quer perto dele e faz com que tudo colabore e nos atraia até ele , ele chama a nossa atenção para si!!

Mas , se existem todos esses vestígios , se o caminho está aberto , se ele usa de todos os meios para nos atrair ,para  que cheguemos até ele , ainda que tateando , para que mesmo as escuras pudéssemos encontrá-lo , o que tanto nos impede de nos achegarmos a ele ?

Será que realmente , mesmo já tendo "entregado" as nossas vidas para Jesus , precisaremos ainda de um mapa que nos conduza a Deus ? Porque nos portamos como se Deus estivesse longe , embora ele esteja tão perto de nós ? Notem o texto que segue :

"... o pudessem achar , ainda que não está longe de cada um de nós."

Conseguem imaginar ? Deus do nosso lado  dizendo , olhem para esses sinais , olhem para esses vestígios , eles apontam para mim , mas se notarem bem , verão que estou aqui , perto de vocês !!

Isso é sobre amar incondicionalmente , é sobre um coração totalmente aberto a perdoar e a dar novas oportunidades . É sobre o coração de um pai disposto a sacrificar-se ao extremo por seus filhos , totalmente comprometido em atrair e manter seus filhos por perto , onde possa tocá-los e acariciá-los .

Cabe a nós , ter por ele este mesmo desejo e o mesmo afinco em encontrá-lo , em estar perto dele e tocá-lo .

Este é o caminho para o coração de Deus , este deve ser o nosso esforço , a nossa vida depende disso e os sinais e vestígios do Senhor estão ai a nossa volta , olhe bem e verá que vida aponta para o teu criador , ao Pai , ao amor do Filho e ao consolo do Espírito Santo que nos conduz ao reconhecimento e a consciência de que precisamos recebê-lo diariamente em nossas vidas !!

Seremos felizes e realizados em Cristo se isso se concretizar em nossas vidas !!  Vamos prosseguir com esse entendimento e com esse alvo em nossos corações , hoje e sempre !! Ele está perto !!

Fiquem firmes na Graça do Caminho !! Que assim seja !!

PC Garcia