sexta-feira, 15 de julho de 2011

O VINHO VELHO É MELHOR


         
E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro  ( odre ) velha se o fizer , o vinho arrebentará a vasilha , se derramará , e a vasilha se  estragará . Ao contrário , vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova .  E ninguém depois de beber o vinho velho , prefere o novo ,  pois diz : “O vinho velho é melhor !”  ( lUCAS 5 . 37 - 39 ) 
Esse texto é daqueles que gosto na Bíblia , vou explicar porquê . É que  esse tipo de texto funciona meio que como “pegadinha”  pra cabeça de muita gente. Quantas vezes já ouvimos pessoas dizerem e até pregarem esse texto dando ênfase total ao vinho novo , dizem : “ Jesus quer derramar vinho novo sobre nós” , “Queremos o vinho novo de Deus” ,  “Preparem seus odres para receberem o vinho novo” , etc...

Tudo isso é muito legal e não tô aqui querendo  desmerecer esse lado romântico do vinho novo e tal ...
Mas a questão é que nesse texto a ênfase está na vasilha , no odre e não no vinho , até porque Jesus  finaliza frisando o que todo bom apreciador de um bom vinho já sabe :  o vinho bom é o velho e não o novo .
A ênfase está na estrutura do recipiente que receberá o vinho novo , se ela estará ou não apta para o processo de envelhecimento do vinho, se ela suportará ou não a pressão.
E trazendo o lado prático da lição de Jesus para as nossas vidas , a grande questão é , até quando seremos velhos em nossos pensamentos ? Antiquados e religiosos ao extremo ?
Enquanto não renovarmos as nossas estruturas não seremos capazes de suportar a pressão da revelação do Reino e da Palavra que Deus pretende nos revelar , porque abortaremos a visão , romperemos e lançaremos por terra todo o novo que ele tem pra nos revelar , e mais , seremos incapazes de compartilhar , uma vez que não reteremos o conteúdo.
Agora o que acho mais importante nessa mensagem é que no final o foco sai do odre e vai para o vinho , mas com um detalhe , a ênfase não ainda não é o  vinho novo , mas o velho.
A preocupação de Jesus em relação ao vasilhame é que ele deve ser apto a produzir o melhor vinho , o vinho é a mensagem  a ser guardada e posteriormente repassada , e para isso deve ser bem acondicionada para que venha a ter o melhor sabor . Deve ser fruto de um amadurecimento e o Odre passa por esse processo de envelhecimento junto com o vinho , ambos envelhecem juntos para finalmente servirem a causa para a qual foram feitos , uma perfeita degustação  do vinho.
É isso , queremos o novo de Deus sim , claro que é bom recebê-lo , mas de nada adiantará o novo numa velha estrutura , numa mente e num coração inadequado . Se queremos o novo de Deus , temos que estar devidamente renovados , e a bíblia nos aponta o caminho para isso : um despojamento do velho homem , para que tudo se faça novo e em seguida proporcione um amadurecimento real e eficaz . Dá pra refletir ? Tenham um bom final de Semana!!     
              << PC Garcia >>

5 comentários: