sexta-feira, 15 de julho de 2011

O VINHO VELHO É MELHOR


         
E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro  ( odre ) velha se o fizer , o vinho arrebentará a vasilha , se derramará , e a vasilha se  estragará . Ao contrário , vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova .  E ninguém depois de beber o vinho velho , prefere o novo ,  pois diz : “O vinho velho é melhor !”  ( lUCAS 5 . 37 - 39 ) 
Esse texto é daqueles que gosto na Bíblia , vou explicar porquê . É que  esse tipo de texto funciona meio que como “pegadinha”  pra cabeça de muita gente. Quantas vezes já ouvimos pessoas dizerem e até pregarem esse texto dando ênfase total ao vinho novo , dizem : “ Jesus quer derramar vinho novo sobre nós” , “Queremos o vinho novo de Deus” ,  “Preparem seus odres para receberem o vinho novo” , etc...

Tudo isso é muito legal e não tô aqui querendo  desmerecer esse lado romântico do vinho novo e tal ...
Mas a questão é que nesse texto a ênfase está na vasilha , no odre e não no vinho , até porque Jesus  finaliza frisando o que todo bom apreciador de um bom vinho já sabe :  o vinho bom é o velho e não o novo .
A ênfase está na estrutura do recipiente que receberá o vinho novo , se ela estará ou não apta para o processo de envelhecimento do vinho, se ela suportará ou não a pressão.
E trazendo o lado prático da lição de Jesus para as nossas vidas , a grande questão é , até quando seremos velhos em nossos pensamentos ? Antiquados e religiosos ao extremo ?
Enquanto não renovarmos as nossas estruturas não seremos capazes de suportar a pressão da revelação do Reino e da Palavra que Deus pretende nos revelar , porque abortaremos a visão , romperemos e lançaremos por terra todo o novo que ele tem pra nos revelar , e mais , seremos incapazes de compartilhar , uma vez que não reteremos o conteúdo.
Agora o que acho mais importante nessa mensagem é que no final o foco sai do odre e vai para o vinho , mas com um detalhe , a ênfase não ainda não é o  vinho novo , mas o velho.
A preocupação de Jesus em relação ao vasilhame é que ele deve ser apto a produzir o melhor vinho , o vinho é a mensagem  a ser guardada e posteriormente repassada , e para isso deve ser bem acondicionada para que venha a ter o melhor sabor . Deve ser fruto de um amadurecimento e o Odre passa por esse processo de envelhecimento junto com o vinho , ambos envelhecem juntos para finalmente servirem a causa para a qual foram feitos , uma perfeita degustação  do vinho.
É isso , queremos o novo de Deus sim , claro que é bom recebê-lo , mas de nada adiantará o novo numa velha estrutura , numa mente e num coração inadequado . Se queremos o novo de Deus , temos que estar devidamente renovados , e a bíblia nos aponta o caminho para isso : um despojamento do velho homem , para que tudo se faça novo e em seguida proporcione um amadurecimento real e eficaz . Dá pra refletir ? Tenham um bom final de Semana!!     
              << PC Garcia >>

9 comentários:

  1. Perfeita interpretação! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita interpretação! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa explicação! Que Deus o abençoe sempre revelando suas verdades! Amém!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Hoje no devocional que veio essa questão. Dai ao pesquisar encontrei sua resposta.Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, poucos tem esse entendimento. Me ajudou bastante pq estava com uma grande dúvida no final do vs 39.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente encontrei alguém falando sobre o que eu queria entender...

    ResponderExcluir
  7. olá - só precisa acertar o versiculo - (a referencia correta) a qual está na imagem - a msg traz boa reflexão - quero sempre ''envelhecer com o conteúdo, JESUS''...

    ResponderExcluir