terça-feira, 29 de março de 2011

QUE A VIOLÊNCIA SE TRANSFORME EM CONSCIÊNCIA

A violência é algo que assusta ,atemoriza e causa terror , mas é interessante que existe também um efeito inverso da violência é que ao mesmo tempo que causa tudo isso a violência também dá Ibope em programas de noticiário , vende jornais e muitos filmes e seriados voltados para o tema , ou seja a violência é também um atrativo para muita gente , e quando digo muita gente , to falando de uma maioria consideravelmente esmagadora. Na minha opinião isso acontece porque o homem é violento em seu estado pecaminoso mais crítico , mesmo não praticando a violência física contra alguém , somos violentadores das mais variadas formas , violentamos com palavras e atitudes, violentamos por manipulação muitas vezes e chegamos até a seqüestrar e fazer reféns . Fazemos isso quando usamos e abusamos das pessoas , quando traímos a confiança , quando somos intolerantes com uns e toleramos outros por conveniência , quando defraudamos e usamos máscaras e principalmente , somos assassinos quando causamos a discórdia através de difamações e maledicências , quando excluímos o próximo do nosso convívio por considerá-lo culpado por algo que nos incomoda , mas não somos capazes de reconhecer o incômodo que causamos também em muitas pessoas , por nosso orgulho exacerbado ou pela prepotência .
Em seu texto sobre a Ceia escrito em sua primeira carta aos Coríntios Paulo diz que muitas vezes nos assentamos a mesa para comer e beber mas nossos corações estão cheios de intrigas e guerras com nossos irmãos , e mais que isso é causador de morte em nosso meio , mais ainda que é como se causássemos a morte de Cristo de novo , nos tornamos réus da morte de Cristo . Agora vem a pergunta , isso é ou não é violentar ? Com certeza é ! O que nos falta é uma consciência disso , porque é pelo novo entendimento que somos transformados , é vendo essas coisas como ponto negativo em nossas vidas que nos conscientizamos e nos motivamos para uma mudança de atitude.
Certa vez aprendi e quero reproduzir isso , que não devemos mais orar pra que as pessoas mudem , mas devemos pedir a Deus que nos faça amá-las quer elas mudem ou não , devemos mudar a nós mesmos antes e ao invés de desejarmos matá-las pelos “danos” que nos causam . É sempre confrontador falar disso , é sempre desafiador e é mesmo pra ser assim , porque a trajetória humana e também cristã é repleta de desafios e muitas vezes esses desafios nos contrariarão , mas é Deus quem nos capacita , ele torna possível .
É necessário que a violência seja banida da nossa vida , podemos ser agressivos em alguns casos , corre sangue e não água em nossas veias , somos humanos , a própria bíblia diz que podemos nos irar , mas o que não podemos é usar da ira para praticarmos a violência , para nos vingarmos , essa também é uma realidade de nossas fraquezas , somos vingadores , violentadores pela prática de um “senso de justiça” , que sabemos que nada mais é do que mágoa . Mágoa é uma ferida aberta , precisa ser tratada e não vingada , de Deus é a vingança , ele é o vingador e ele constantemente usará meios da Graça para alcançar tanto os “vitimadores” como também as vítimas da violência humana .
Que a nossa violência seja contida pela potente mão de Deus e sejamos tratados por Sua Graça e Amor afim de que não pratiquemos a violência e caso pratiquem contra nós ,sejamos capazes de lidar com isso através do Amor de Deus . Que assim seja !!
Vamos refletir....Fé em Deus !! << PC GARCIA >>



Nenhum comentário:

Postar um comentário