segunda-feira, 18 de abril de 2011

<< POR UMA FÉ MILITANTE >>

Estou cada vez mais convencido de que a fé cristã no ocidente tem deixado cada vez mais de ser militante , é como se tivesse a impressão de que os jovens não estão mais dispostos a morrer por Jesus Cristo se for preciso . Nos aconselhamentos que faço tem sido muito comum ouvir reclamações do tipo “ porque Deus permite isso ?” , “porque tenho que passar por aquilo?”
Claro que essas indagações vêm a mente de qualquer ser humano quando este passa por dificuldades , sei que não temos sangue de barata . A minha preocupação não é nem pelo fato disso passar pela mente dos jovens , mas pelo tom com que falam , é por sentir que em seus corações o superficialismo do cristianismo nominal tem crescido , sinto como se não estivessem dispostos a passar pelas dificuldades , como se isso fosse motivo para deixarem a fé , é verdade ! É como se a fé fosse o tempo todo ameaçada caso as dificuldades não cessem .
E ainda há um fator que torna isso ainda mais perigoso é a mensagem triunfalista da teologia da prosperidade , cada vez mais pessoas ficam frustradas e se sentem fora da benção de Deus quando não têm suas necessidades satisfeitas .
Será que como aconteceu nos anos 70 no “Jesus moviment” ( movimento de Jesus ) , ainda veremos jovens dispostos a saírem as ruas gritando o nome de Jesus , sem nenhum constrangimento , sem medo ou vergonha ? Me assusto quando escuto coisas do tipo “ah cara , para com isso , que linguagem de crente !” ou então “nossa isso tem cara de igreja demais !”
Entendo que estão se referindo a termos pejorativos ou por serem clichês demais , ok! Mas devemos tomar cuidado para que aos poucos não tenhamos vergonha de dizer o nome de Jesus Cristo , por achar clichê demais dizê-lo publicamente , para que daqui a pouco não role de começarmos a buscar um nome mais “cult” para Jesus , um nome menos clichê , ou um apelido talvez .
Outro ponto que quero tocar é sobre a evangelização que vemos hoje que é na verdade um conjunto de estratégias que muitas vezes visa muito mais mostrar o quanto a igreja progrediu em artes e cultura do que propriamente o compartilhamento da fé , queremos dizer “olha não somos mais os crentes quadrados de antigamente , temos boas bandas de várias vertentes do Rock e outros estilos , ótimos músicos cristãos , boas peças e esquetes teatrais , artes circenses e profissionais cristãos das diversas áreas do universo artístico e cultural ...evoluimos !!” É legal ver cada um desses artistas e profissionais apresentando de forma bem estratégica a sua arte e buscando dar um enfoque cristão a mesma . Considero sinceramente isso como algo muito importante , levando em conta que a uns 20 anos atrás era quase que proibido trazer muitas dessas coisas para dentro da igreja . Mas por outro lado vejo que com a evolução das estratégias evangelísticas , vamos perdendo o contato homem a homem , o evangelho compartilhado diretamente , onde cada um compartilha individualmente sobre sua experiência de fé e seu relacionamento com Deus .
Dentre as diversas militâncias que existem no mundo , sejam elas políticas ou religiosas , sempre encontramos dois tipos de militantes , aqueles que fazem discursos , escrevem e pensam sobre o quanto a sua ideologia poderia mudar o mundo , em contrapartida existem aqueles que partem pra ação direta , que saem dos discursos e partem pra prática, que marcham pelas ruas,que enfrentam exércitos e matam ou morrem pela causa que defendem . Eu admiro o segundo grupo , porque são esses que verdadeiramente militam por aquilo que acreditam , porque são apaixonados , pessoas abnegadas , desprendidas de seus próprios interesses e capazes de irem as últimas conseqüências em defesa de sua militância.
Vamos pensar , se sofrêssemos o mesmo tipo de perseguição que nossos irmãos sofrem na China comunista , seríamos capazes de sustentar a nossa fé ? Seríamos capazes de sustentar o nome de Jesus em nossas vidas mesmo ante a ameaça de morte ? Se a resposta é sim ,somos realmente militantes da nossa fé , se ficamos duvidosos ante a essa pergunta , talvez seja a hora de mudarmos de atitude e gerarmos em nosso coração uma fé militante capaz de se doar por amor a Jesus , se a resposta é não , ai eu lamento , você não é um militante da fé e precisa ou verdadeiramente conhecer a Jesus ou seria melhor abandonar de vez isso que você chama de fé , porque é algo morto em sua vida . Tiago diz no segundo capítulo de sua carta no versículo 26 : “Assim como o corpo sem espírito é morto , a fé sem obras é morta”.
Precisamos estar aptos a militar pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos Santos , é hora de sairmos do discurso , precisamos de ações diretas por uma fé militante !!
Que assim seja em nome de Jesus !! É tempo de reflexão que gere ação !!
<< PC GARCIA >>


Nenhum comentário:

Postar um comentário