terça-feira, 2 de outubro de 2012

A IDADE DO UMBIGO





        A IDADE DO UMBIGO - LUCAS 15.11-13

Esse é um dos mais conhecidos textos do Novo Testamento , é o início da famosa parábola do filho pródigo . A história toda é bem conhecida , mas quero chamar a nossa atenção apenas para esses três primeiros versículos , com ênfase no que diz o verso 13 :

"não muito tempo depois , o filho mais novo reuniu tudo o que tinha , e foi para uma região distante ; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente ."


Estamos falando de qual filho ? Do mais novo , exatamente !

Nos tempos dos nossos avós , adolescência era ainda um conceito a ser compreendido , algumas leis foram criadas visando tirar os jovens do trabalho árduo a que eram geralmente submetidos a partir dos 12 anos com vistas a ajudarem a trazer o sustento para a família , principalmente os filhos homens . A criação dessas leis foi para que  esses pudessem estudar e buscar uma formação cultural / profissional mais elevada e assim contribuírem  para o crescimento e desenvolvimento sócio/econômico/cultural. Algo muito bom . Porém , infelizmente com essa necessidade veio uma outra realidade , criou-se uma fase da vida onde a responsabilidade juvenil foi meio que sendo abolida , ou tratada de forma mais branda , onde tem-se a ideia de que por ser adolescente , um pré-jovem , a maturidade e responsabilidade não deveria ser cobrada de forma veemente , mas com mais flexibilidade.

O que vemos hoje é uma geração com idade entre 12 e 20 anos  cuja única preocupação é o seu próprio umbigo , e o ensinamento dos pais , caso estes não queiram  dar tanta liberdade ou tentar mantê-los mais nas "rédeas" é sempre visto como ultrapassado , bitolado e moralista .
O sentimento dos mais velhos é : "criamos um monstro" .

Voltando ao texto , vemos que foi exatamente o que aconteceu com esse jovem da parábola , teve tudo o que quis nas mãos , ganhou a independência financeira , mas não tinha maturidade suficiente para tanto , primeiro se distanciou e depois passou a viver irresponsavelmente .

Galera , a grande maioria da população do mundo é de jovens , o futuro está literalmente nas mãos desses jovens , mas infelizmente a maioria está despreparada para viver as grandes surpresas e desafios que terão que encarar , isso porque desde já têm escolhido abrir mão da responsabilidade ,distanciando-se , evitam o compromisso e preferem tudo o que possa ser descartável e passageiro . 

Mas o tempo em que vivemos requer  dos jovens uma tomada de posição , uma atitude , não para mudar as coisas , mas para transformar as coisas .  Mudar é utópico , transformar vai além , mudar joga fora o existente e o substitui , transformar pega o já existente e transforma-o num novo , é isso . 

Compromisso e responsabilidade serão os frutos de uma juventude transformada e preocupada em transformar outros a sua volta , comprometida com o próximo.

Uma fé redentora vinda do nosso Deus através de Jesus Cristo deve tomar a mente da juventude de forma a praticarem a fé libertadora que vai de si para o próximo , onde o verdadeiro evangelho é compartilhado e o importante não é mais o próprio umbigo , mas que a vida do próximo seja transformada como a sua .

Essa é a verdadeira revolução , essa é a mensagem do Cristo de Deus , essa é a esperança para que nossa juventude não se perca mais em suas aspirações individualistas e superficiais . 


O Cristo vem em breve , estejamos prontos !! Fiquem firmes !!


PC Garcia

Um comentário: