terça-feira, 21 de agosto de 2012

VERDADEIROS ADORADORES OU VENERADORES




        VERDADEIROS ADORADORES OU APENAS VENERADORES 

                                                      ( João 4.23 )


Nesse maravilhoso texto Jesus encontra uma mulher samaritana e esse encontro é marcado a princípio por um questionamento acerca de uma terrível rivalidade entre judeus e samaritanos . Quero aqui destacar o ponto alto desse questionamento , que é a questão envolvendo a forma correta de adoração , se é a forma judaica ou a samaritana .

O que a mulher diz a Jesus é : " nós samaritanos temos o costume de adorar nesse monte , vocês judeus adoram no templo..."

Jesus corta o raciocínio da mulher , já discernindo o seu coração e diz : " vem a hora e já chegou dos verdadeiros adoradores , aqueles que adorarão ao Pai em Espírito e em verdade , porque são esses que o Pai procura ..."

A grande preocupação tanto de judeus quanto de samaritanos era mostrar a melhor liturgia , o melhor formato de culto , provar qual religião estava de fato fazendo o que é certo .

A resposta de Jesus é que não importa nenhuma ordem de culto litúrgico ou o formato que esse culto venha a ter , o que importa na verdade é que Deus seja adorado  e que essa adoração seja algo que emane tanto do Espírito quanto do entendimento. É necessário que seja um culto íntimo e verdadeiro . 

Tanto judeus quanto samaritanos eram veneradores de Deus e existe uma diferença entre veneração e adoração , precisamos entender isso , porque se notarmos bem , podemos estar nessa posição de veneração , enquanto que o Pai deseja que estejamos na posição de adoradores .

Adorar = Prestar culto a...
Venerar = Reverenciar, fazer memória , ter grande respeito...
A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Paulo nos fala isso em Romanos 12 , quando sugere que entreguemos os nossos corpos como sacrifício vivo e agradável ao Senhor que é o nosso culto racional . 
É isso , uma adoração racional , intimamente envolvida e racionalmente consciente , onde aquele que adora , o faz porque tem total entendimento do que está fazendo . Não é uma adoração anárquica , nem tampouco litúrgica e mórbida , mas é sacrificial no sentido de total entrega e racional no sentido de que a consciência é totalmente preservada , nos entregamos , porque temos consciência de que nosso Deus é digno de inteira adoração em Espírito e em verdade .

É isso que Jesus propôs para aquela mulher samaritana e é isso que ainda hoje ele continua propondo para cada um de nós , é esse tipo de entendimento que precisamos adquirir , e somente através desse entendimento é que chegaremos a estatura ideal na qual Deus sonha que estejamos .

Chega dessa postura de veneradores , onde existe respeito por Deus , um certo temor religioso , ritos e costumes ...
Isso é muito mais ligado a escravidão religiosa do que adoração . Mas ser verdadeiro adorador é sobre oferecer-se a Deus integralmente . 
Uma vez eu compartilhava com um  amigo acerca da questão que envolve o ministério em tempo integral , e ele me disse algo que marcou a minha vida , ele me disse que questionava a Deus sobre se deveria ou não deixar o seu emprego de professor de física para dedicar-se integralmente ao pastoreio . Então Deus falou intimamente ao seu coração : "O que quero de você é uma vida integral e não um ministério integral"

Cara, que louco isso !! As vezes estamos preocupados com a forma que devemos nos dedicar a Deus , mas a resposta é essa , temos que nos dedicar integralmente , é todo dia , toda hora , em todo momento , não existe vida sem Deus , não tem como se mover sem Jesus , se cremos em Deus , temos que nos dedicar a Ele integralmente , por completo e intensamente , porque é dessa forma que Ele se dedica a nós , Deus não dedica minutos ou horas da sua vida a nós , ele se doa por completo , quando ele esteve entre nós na figura do Cristo , foi a sua vida que ele nos deu , não foi parte dela , não foi uma partícula , foi toda a sua vida , aliás ele nos doou a sua vida e a sua morte , para que através de sua ressurreição pudesse nos devolver a vida .

Vamos nos desprender das formatações , vamos nos desprender desse pudor tímido que nos impede de sermos intensos na nossa vida cristã , que sejamos radicalmente livres em Deus para expressarmos publicamente a tantos quanto tenhamos oportunidade  de que o nosso Deus reina e por fim se levantará sobre a terra , e que é chegado o Reino dos céus !! 
Que essa seja a nossa bandeira , em Cristo e por Cristo , amém !!

Fiquem firmes na Graça do Caminho !!

PC Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário