terça-feira, 14 de agosto de 2012

FALA MUITO !!!






      FALA MUITO - ll Samuel 23.13-17 com 8-12 

A tempos atrás um vídeo ficou famoso no youtube onde numa discussão entre os técnicos Tite do Coríntians e Felipão do Palmeiras , o Tite lançou uma máxima cheia de sarcasmo contra seu rival : "Fala muito" , esse frase foi dita junto com um gesto com as mãos , o vídeo virou piada e foi divulgado a exaustão .


Ao começar a fazer essa reflexão eu me lembrei desse fato e foi irresistível , tive que usá-lo como título.

Existe uma diferença entre as pessoas que falam muito e não fazem nada e aquelas que fazem ao invés de falar . Não sou corintiano , aquilo ali foi como se costuma dizer , uma "briga de cachorro grande" . Mas temos que reconhecer que  muitas pessoas na história da humanidade revolucionaram muito mais pelos seus atos do que pelas suas palavras , isso é fato . Na área da CST havia uma máxima que circulava quando eu trabalhava como  encarregado de área , tudo deveria ser registrado em documento , qualquer ação ou intenção deveria ser registrada , e a máxima era : "palavra é vento , papel é documento " . O meu supervisor chegava a dizer que "até mesmo um pedaço de papel higiênico assinado é um documento " portanto , anotem tudo !!

Confesso que não sou um grande exemplo desse tipo de atitude  hoje em dia , reconheço , muito embora eu saiba a enorme importância de se fazer isso !!

As atitudes realmente transformam as coisas a nossa volta , as palavras podem soar bonitas , mas é quando praticamos aquilo que discursamos é que realmente mostramos  a que viemos . O próprio Jesus chegou a dizer que não é pelo muito falar (Mateus 6 .7-8 ) , isso se referindo aqueles que quando vão orar falam demais e usam de repetições como se Deus tivesse problema de memória , dai ele nos dá um exemplo prático de oração , um tipo de oração que envolva não só os pedidos habituais , mas que exige atitudes de gratidão e envolve também uma preocupação no tocante a perdoar o próximo .

Agora vamos analisar esses grandes amigos heróis que acompanharam Davi , especialmente os três citados nos versículos de 13-17 e comparando com os citados em 8-12 . 

Já ouvi muito pastor usar esse texto do desejo de Davi pela água do poço de Belém como exemplo de submissão cega ao seu líder , meio que advogando em causa própria . Não vejo por esse lado , vejo sim , homens com grande compromisso naquilo em que se envolveram , que viram um amigo rei que desejou beber de uma água cujo poço estava a 30 km de distância de onde estavam . Não pensaram duas vezes e foram buscar a água , enfrentando o perigo e expondo as suas vidas a própria morte . Diante dessa situação algumas pessoas diriam : "Ah , tem dó , né? parece que é doido !! Vê se vou buscar água tão longe , ainda mais diante de tão grande perigo ..." 
Outros diriam : "eu até iria se o poço fosse mais perto , mas sendo tão longe e tão arriscado , é ruim , hein !! fica pra próxima !!"

Mas estes caras fizeram diferente , eles simplesmente pensaram eu presentear o amigo Davi , e quando digo amigo , estou dizendo que era exatamente assim como Davi os tinha ,  pesquisando o texto descobre-se que era esse o tratamento que Davi tinha para com esses homens .

Eles foram buscar a água , percorreram 60 km , levando em conta a ida e a volta . Tiveram disposição , mostraram desprendimento , mostraram que se fossem pensar nas dificuldades jamais teriam tal atitude , mas deixaram os "achismos" e o pessimismo de lado , não se importaram se aquilo parecia um simples capricho de Davi , eles entenderam que seria legal presentear o amigo que tanto amavam realizando o seu desejo , parece loucura ? Parece a famosa babação de ovo ? Só aqueles que estão radicalmente envolvidos e comprometidos com seus amigos , ministério , missão , objetivo , etc , sabem o que isso representa !! 

Essa reflexão é sobre deixar de lado a reclamação , essa coisa da hiena triste do desenho animado dos 80's - Lippy & Hardy , que vivia dizendo : " oh vida , oh céus , oh azar !!

É necessário sair desse lance de falar muito, reclamar demais , ver dificuldade em tudo ,se desanimar por causa de qualquer coisa , permitir que as correntes que nos prendem se rompam  e fazer mais , não que o fazer determine o valor da pessoa , não é sobre ativismo , mas é sobre atitude , sobre sair do lugar comum , sobre dar um salto e sair do marasmo , das algemas da inércia .

Voltando alguns versículos nesse texto , indo para os versos 8 a 12 , vemos falar ainda de três homens , amigos de Davi e chefes de seu exército que fizeram proezas , um com uma lança lutou contra 800 homens e os venceu , outro defendeu um campo de lentilhas contra um exército de filisteus , mas um terceiro me chamou a atenção , ele lutou contra muitos inimigos , de tal forma e com tanta dedicação que teve câimbras em suas mãos , ao ponto da espada ficar grudada e não poder mais largá-la . Que coisa louca é isso !! Quantos de nós largamos com facilidade as coisas que temos nas mãos , nossos objetivos , a missão , o alvo , até mesmo a nossa fé !! 

Essa reflexão é sobre mantermos o foco naquilo que acreditamos , sobre fincarmos os nossos pés no solo da determinação , da coragem , da certeza e da convicção . É sobre chegar ao extremo , sobre calejar as mãos em trabalho árduo por aquilo para o qual fomos designados , é sobre fé acima de tudo .

No regimento interno de nossa Comunidade , temos um texto que resume a nossa visão , esse texto se chama "Quem somos" . No final desse texto temos uma afirmação que diz :  "...queremos por isso viver e se for necessário , por isso morrer" .

Você é capaz de viver e se necessário , morrer por aquilo que você acredita ? Está disposto a doar a sua vida pelo seu chamado ,pela sua fé e por sua vocação em Cristo ? 

Vamos refletir sobre isso , mas que não fique apenas na reflexão , vamos partir pra vida de prática e atitude !!  Chega de "falar muito" !!

Estejam firmes na Graça do Caminho !!

PC Garcia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário