terça-feira, 26 de junho de 2012

A CURA DO VALE DE SAL



" A CURA DO VALE DE SAL " - Ezequiel 47.1-12

As vezes fico surpreendido com a forma como Deus nos faz analisar textos bíblicos bem conhecidos por uma ótica diferente . Geralmente esse texto de Ezequiel é apresentado no sentido de que devemos desejar as águas profundas de Deus , que devemos ir além e não nos contentarmos com a superficialidade . E claro que isso realmente é algo que devemos fazer e o texto nos apresenta essa ideia de forma clara . Deus está propondo para seu povo um volume muito maior de águas a ponto de não poderem passarem a pé , ele quer que experimentemos as águas profundas . Outra verdade que esse texto nos apresenta é no sentido de que essas águas são purificadoras , e que por onde elas passam tudo em volta é curado , passa a ter vida e é restaurado . Mas duas coisas me chamaram a atenção em especial , o fato das águas fluírem das portas do templo e irem em direção ao mar morto . O templo me chamou a atenção porque biblicamente é algo que nos representa , então passei a pensar  que Deus está interessado não em nos mergulhar nessas águas , mas em fazer com que elas fluam de dentro de nós . O outro fato é que elas vão em direção ao Mar Morto , quem conhece um pouco de geografia sabe que o Mar Morto é conhecido pela sua alta concentração de sal , o que faz com que não possua quase nenhum tipo de vida , apenas algumas bactérias e poucos tipos de algas sobrevivem ali , nenhum peixe ou animal marinho sobrevive em suas águas . Dai fiquei pensando que o Mar Morto possui em grande quantidade algo que biblicamente também nos representa , o sal . Dai uma coisa me veio a mente , o templo nos representa porque a bíblia nos apresenta como templo do Espírito Santo , e o sal nos representa porque a bíblia nos apresenta como o sal da terra , aqueles que temperam a terra , que levam o sabor de Deus . Interessante demais isso , a cura de Deus flui de nós , sua águas passam por nossas vidas e fluem em direção ao nosso maior erro , o erro da aglomeração , sal não é para ser aglomerado ou estocado , é para ser espalhado . Hoje a maioria dos cristãos segue a regra dos templos lotados , das grandes aglomerações e tudo que acumulam é sal em excesso e isso tem matado a vida em sua volta . A missão da igreja é espalhar a boa nova , seguir a grande comissão de Jesus de sanear essa terra . Nós não podemos mais ser um mar morto , temos que receber as águas de Deus para que sejamos curados e saiamos da inércia , estamos aglomerando o sal , isso não só dentro de templos , mas também quando não saímos do lugar , quando não levamos adiante o nossa missão de salgar essa terra , sal em grande quantidade é prejudicial , mas na dosagem certa tempera e dá sabor . Nós somos representantes de Cristo nessa terra de forma equilibrada e bem dosada , isso equilibra a vida , frutifica e cura o mundo . Que venham as águas de Deus , para que não sejamos mais um vale de sal , mas o sal da terra . amém !!

8 comentários:

  1. Ė uma grande verdade. A igreja hoje está como o mar morto, retendo para sí o que pode fazer diferença é mudar o mundo:a graça maravilhosa e salvadora de Deus . Glória a Deus por esta palavra.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido paz e graca seja contigo, concordo plenamente com vcs, o IDE e pregai o evangelho nao e um pedido s sim uma ordem, e as pessoa tem estado prostradas, resultado em lugares a sal de mais e em outros falta, jovens estao a cada dia mais se entregando as imundicias deste mundo cada vez mais cedo, mas se nos acordamos e levarmos o sal e a luz deste mundo poderemos alcançar vidas e transformar mais pessoa Para a glória de Deus ,que a benção a graca e a paz seja com todos, amem, atenciosamente evangelista marco tulio

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, eu não sei se a religião cega ou o homem é propenso a acreditar nela, porque ela é cheia de vício e sincretismo, o homem natural não consegue acreditar somente no sacrificio de Cristo para salvação do homem, tem que ter ajuda do miseravel pecador, por isso temos um monte de crente supersticioso que acredita nas sombras e figuras do antigo Testamento, esqueceu que hoje estamos no tempo da realidade, a verdade agora é Cristo, ele é tudo em todos, tudo o que se usa fora de Cristo é uma mentira, engano, é mais feitiçaria,do que uma fé em Deus.
    Segundo: A leitura é tão pobre quanto a fé que eles professam, Cristo nunca mandou nenhum crente ir e pregar o evangelho em todo mundo, é verdade que existe um dom ministerial de Evangelista, são pessoas específicas escolhida por Deus, assim como ele tem escolhido pastores e profetas. Se atentarmos para o texto verás o que ele diz: Mais tarde Jesus apareceu aos Onze (discípulos)enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração,(dos discípulos) porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto.E disse-lhes:(LHES... disse a eles, os discípulos) "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.(Mc16:14,15)

    ResponderExcluir
  4. Hj com os olhos iluminados consigo ver estas verdades que se revelam em Cristo e na graça pela qual nos salvou

    ResponderExcluir
  5. É muito importante sabermos que usamos sal da terra com isso nos faz sairmos para cumprirmos o ides de Jesus Por.Sales

    ResponderExcluir
  6. Então não se deve acreditar no Azeite, no óleo, na água, enfim, só quem já passou por certas provações, e foi impelido pela fé em Cristo Jesus, que dá certo, é que sabe o valor de uma agua consagrada,(Unge a cabeça com óleo), as partes das vestes curavam, então não se deve usar o suco de uva e nem o pão como representatividade da carne e o sangue de Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Eu só não consigo entender o porquê de tanto comércio nas igrejas. Isso será a falta do conhecimento da escritura. Eu estou conhecendo a palavra agora.vou parabenizar esse testo. Hoje vou no culto que tem o tema o vale do sal

    ResponderExcluir
  8. Nosso vale de sal hoje é jesus Cristo.Ele sim tem vitória para todos.Gloria a Deus

    ResponderExcluir