quinta-feira, 26 de maio de 2011

" O AGNOSTICISMO CRISTÃO INCONSCIENTE "


Amo lidar com as pessoas , ouví-las e tentar compreendê-las é minha missão , sinto esse chamado em meu coração como uma chama que queima , é algo que gosto de fazer e faço com grande prazer . E é ouvindo as pessoas e seus dilemas que descubro também um lado curioso e ao mesmo tempo doloroso . Por algum motivo o referencial de Deus não tem sido assimillado de uma forma firme e concreta em seus corações  e cresce a cada dia o número de pessoas que buscam a Deus e se decidem por frequentar reuniões de culto  sem o menor comprometimento com o Evangelho .Uma constatação ainda mais sinistra é que não é por falta de ensino , geralmente elas foram e são ensinadas , frequentam ou frequentaram escolas bíblicas , ouviram e ouvem a palavra  constantemente , mas é como se tivessem um bloqueio ao real entendimento do Evangelho e do Reino de Deus .
Uma forma leviana de relacionamento poderia ser a resposta pra esse fato , porque também tenho constatado isso , boa parte se envolve de forma superficial  e sem grande interesse ou praticam uma relação interesseira , buscam a Deus pelas "bençãos". Mas algo acontece com uma parcela considerável que muitas vezes me foge a compreensão . São pessoas que realmente não conseguem priorizar a Deus , não conseguem ou não querem , é uma situação estranha , talvez alguém diga que lhes falte real conversão , já pensei nisso também . Mas se lhes falta essa conversão real , onde está a falha ? Na pregação que ouvem ou neles mesmos ? Se está em quem prega , temos então que renovar a pregação , precisamos de um direcionamento e uma revelação de Deus para o que temos pregado ( isso é óbvio ) . Se está em quem ouve , então a coisa é ainda mais séria e sem querer por panos quentes sobre quem prega , sinto que a segunda hipótese é a que mais se encaixa nessa reflexão , porque tenho visto muitas pessoas que embora ouçam boas mensagens , não as deixa entrar no coração , é como se houvesse uma rejeição inconsciente , é como se estivessemos diante de uma epidemia de "agnosticismo inconsciente" , ou seja , as pessoas rejeitam o conhecimento acerca do evangelho de uma forma inconsciente , e porque digo de forma inconsciente ? Porque a maioria dessas pessoas afirma não saber porque não consegue absorver esse conhecimento. É uma situação angustiante , porque afirmam querer esse conhecimento e ao mesmo tempo não conseguem retê-lo , a  relação que praticam é bem parecida com o "ficar" , aquele tipo de relacionamento em que a pessoa fica com a outra sem compromisso , sem que aquilo resulte em algo mais sério , num namoro ou noivado , apenas pra beijar na boca ou por uma relação sexual casual . Agem com Deus dentro dessa mesma leviandade , como se uma experiência apenas bastasse , um contato prazeroso momentâneo , se for bom o suficiente , seguiremos em frente ou seguiremos em frente enquanto for bom , na primeira experiência "ruim" saio fora e parto pra outra . Só que aquilo que consideram experiência ruim geralmente são as circunstâncias , as crises e as dificuldades , julgam que Deus não as atende ou não as responde , isso será o suficiente para se desmotivarem e para viveram uma apatia espiritual , muitos não se afastarão das reuniões de culto ou não deixarão de se dizerem cristãos , mas se manterão um bom tempo na apatia até que uma nova experiência "positiva" aconteça .
É um quadro muito sério e que precisa ser observado . Como líder realmente entendo que precisamos focar numa melhor forma de ministração da palavra de Deus , fugirmos cada vez mais da religiosidade doutrinária e do falso evangelho, temos que buscar  sempre focar nossa pregação na real Graça do Caminho , alimentando as almas das pessoas com um alimento que lhes traga a esperança ao invés de um julgo de culpa , que gere arrependimento ao invés de remorso e dor .
Louvo a Deus , porque tenho assistido a vídeos e lido livros de homens que tem trazido coisas cada vez mais novas e de real revelação do Evangelho , creio que novos tempos ainda virão . Estejamos atentos a tudo que Deus tem falado nesses dias , uma percepção mais apurada do que se prega e do que se ouve se faz necessário...
Vamos refletir !! Fé em Deus , crer pra ver !!   
         << PC Garcia >> 

Um comentário:

  1. Caro mano PCZera é realmente preocupante,e me leva à refletir se não estou passando por uma fase parecida com essa que vc citou, mas consigo entender que tudo acontece por que banalizamos o Evangelho de Cristo, e desta forma o verdadeiro amor acaba se esfriando em nossos corações,e com isso o entendimento dos principio de Deus vão por agua abaixo.Quando perdemos esses valores em nossas vidas, abrimos mão de viver o melhor de Deus o que tem por melhor parte,o relacionamento com Ele. Sem esse relacionamento passamos a viver por nossas próprias forças e pensamentos, saímos da dependência do Criador então tudo desanda.Só depende de quem esta vivendo assim, é usar a sua ultima frase do post:"FÉ EM DEUS,CRER PRA VER!! Daí meu velho tudo muda, porque nós colocamos novamente na dependência d'Ele. Bela postagem,que Deus continue te iluminando, Abração!

    ResponderExcluir