terça-feira, 17 de maio de 2011

" O VELHO DILEMA - A CRISE EXISTÊNCIAL DO HOMEM "

Crer em Deus ou não é o grande dilema da humanidade desde sua queda no Éden , mas na minha opinião há dilema ainda maior , o fato não é crer ou não , mas sim aceitar , não tô falando da máxima da salvação que implica na aceitação de Jesus Cristo como Senhor , estou falando em aceitar a maneira de Deus conduzir as coisas , as suas leis , o seu governo e princípios , o homem tem dificuldades em aceitar essas coisas . A intenção do homem no Éden ao aceitar a sugestão da  serpente era ter o conhecimento como o de  Deus , ter seus olhos abertos para assim como Deus serem conhecedores do bem e do mal , mas ao passo que isso acontece após comerem o fruto rejeitam esse conhecimento , eu diria que a visão que tiveram não foi exatamente a que queriam ter , até mesmo porque o primeiro conhecimento que veio foi o da sua própria nudez , que eu interpreto da seguinte maneira : o que estava dentro foi externado , o desejo de seus corações foi refletido em sua aparência física de tal maneira que sentiram vergonha de sí mesmos , de seus próprios corpos , se sentiram sujos e nús . Desde de então o homem tem rejeitado esse conhecimento pesado que é  fruto da desobediência e essa rejeição se manifesta no agnosticismo , rejeitam o conhecimento que tanto desejaram e que os levou a comer do fruto no Éden . O conselho de Deus dizia que tal ação os levaria a ter conhecimento do bem e do mal e que isso resultaria na morte . O homem morre , morre para sua inocência , para a sua capacidade de entender Deus nas coisas simples como contemplar a natureza criada , no ato singelo de se relacionar com o Pai que o criou e da busca de um aprendizado gradativo ao invés do excesso de informações que rapidamente invade suas mentes no momento em que comem o fruto da árvore proibida . A mente humana passa a rejeitar a Deus , por isso digo que não se trata de ausência de fé , é um agnosticismo rebelde , uma forma de culpar a Deus pelo seus próprios erros .
Claro que hoje com a mente corrompida os princípios e orientações do Divino se tornaram complexos e abstratos para o homem , a matemática de Deus foge totalmente da lógica , se torna difícil aceitar coisas do tipo : Dois se unem e formam uma só carne , os últimos são os primeiros , a reunião de muitos forma um único corpo ...
Ou então coisas que fogem do senso de justiça como : amar os inimigos e orar pelos que perseguem , oferecer a outra face , andar duas milhas com quem te obriga a andar uma , oferecer a capa para aquele que te pede a túnica , amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a sí mesmo ...
É esse tipo de conhecimento que o homem não quer e o que faz é buscar toda forma de conhecimento que contrarie esses príncipios e a ferramenta que vai usar para isso é a ciência . A ciência que poderia aproximar o homem de seu Criador e Pai se torna um subterfúgio para afastá-lo , o homem passa a buscar de todas as maneiras uma forma de provar que pode viver sem Deus .
É interessante  , quando pesquisamos a história da filosofia por exemplo , os pensadores mais primitivos buscavam um entendimento maior do Divino , tentavam discutí-lo e pelo menos explicá-lo ao passo que com o desenvolvimento do pensamento a idéia passa a ser torná-lo um mito e chamam isso de razão e lógica , criam até um termo para as coisas inexplicáveis , a Metafísica , o que não se pode tocar , ver ou provar não pode ser objeto de estudo deve ser rejeitado e posto de lado , é fruto de alienação .
Mas apesar disso tudo a fé persiste , cresce nos corações dos cansados e oprimidos , dos sobrecarregados , a alma do ser humano grita por Deus , por mais que isso seja pra ciência uma incógnita , por mais que gere os mais terríveis temores e o remeta ao conhecimento "proibido" e "intocável" de Deus , é um sentimento vivo dentro do coração de todo ser humano , a rejeição desse conhecimento e sentimento jamais afastará o coração de Deus dos nossos corações , pode esfriar-nos e afastar-nos , mas esse afastamento será apenas uma tentativa de fuga , porque o homem jamais conseguirá fugir ou se esconder de Deus , a pergunta que Deus faz a Adão no Éden ainda ecoa e ecoará pra sempre na mente e no coração de todo ser humano , " onde estás ?  Quem te disse que estavas nú ? "
Quem pôs nos nossos corações as informações erradas ? Temos distorcido o real conhecimento , precisamos de um retorno ao Éden que significa uma abertura cada vez maior para o conhecimento do Senhor , conforme Pedro diz em sua segunda carta : 
" antes crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo " . E também como ensinou Jesus : " os homens perecem por faltar-lhes o conhecimento ".
Vale uma reflexão sobre que tipo de conhecimento tem habitado os nossos corações , quais são nossas convicções e uma avaliação de nossos princípios e valores . Fé em Deus , crer pra ver !!


          << PC Garcia >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário