sexta-feira, 25 de março de 2011

NASCER DE NOVO É CONSEGUIR ROMPER A PLACENTA QUE NOS APRISIONA EM NÓS MESMOS... ( João 3. 1 – 12 )




Esse texto traz algo maravilhoso para nós . Notem que Nicodemos chega até Jesus reconhecendo que ele é mestre e que os sinais que realiza só podem ser da parte de Deus , se analisarmos friamente pensaremos , porque Jesus dá uma resposta aparentemente tão ríspida para esse homem ?

Nicodemos diz apenas que sabe que Jesus é um homem de Deus e que tudo que vinha realizando só pode ser também da parte de Deus , mas Jesus manda de cara : “ Te digo a verdade , se você não nascer de novo , não pode ver o Reino de Deus !”

Chega a ser engraçado , porque tem um tom de “tolerância zero” , mas há algo profundo nisso , porque Jesus conhece algo que geralmente não temos a capacidade de conhecer , as intenções do coração . No momento que Nicodemos faz a declaração , Jesus já sabia o que estava por detrás da declaração , ele sabia que no fundo Nicodemos tinha uma grande dúvida acerca da real salvação , era um homem religioso , era fariseu , lidava com as questões da religião judaica diariamente , mas não lidava com o verdadeiro Deus sobre o qual tanto falava ,é como diria Jó , conhecia de ouvir falar , mas seus olhos ainda não O tinham contemplado . Então Jesus propõe um novo nascimento , e ele não entende bem , porque aprendeu a vida toda que para estar inserido no Reino de Deus deveria praticar uma série de ritos , mas na prática , no relacionamento real com Deus , no contato com o Pai não tinha experiência alguma , era um dos melhores religiosos , mas ainda não sabia se portar como filho de Deus .

A pergunta que Nicodemos faz para Jesus em seguida chega a soar patética para um homem culto e letrado como ele , “pode um homem voltar ao ventre materno ?” , tenho certeza que a palavra de Jesus já havia penetrado a alma dele , ele tinha entendido, tenho certeza disso , mas ele precisava ouvir mais uma vez ou de uma forma mais clara , ele queria total certeza de que o que estava praticando como verdade a vida toda, na verdade não o estaria conduzindo a um relacionamento real com Deus , coisa que ele ansiava com todas as suas forças , e foi esse anseio que Jesus discerniu .

Daí em diante Jesus faz uma linda explanação do que é nascer de novo e suas palavras penetram a alma sedenta de Nicodemos.

Nascer de novo é quebrar a velha embalagem , a aparência do bem , tirar a máscara da religiosidade , é romper com velhos costumes , práticas e ritos , nascer da água e do Espírito , é retornar ao início de tudo , ao princípio , é um retorno ao Gênesis mesmo , o Espírito pairava sobre ás águas de uma terra sem forma e vazia , nós somos como essa terra sem forma e vazia , e necessitamos do novo nascimento , da visitação do Espírito que contempla essa deformação e convoca o Pai e o Filho para um renovo total , a construção a partir do nada , o Novo Nascimento . Para isso é necessário antes de tudo um reconhecimento dessa situação de vazio da alma , de padrões e estruturas falidas , é necessário romper a placenta do engano , chegar ao entendimento de que estamos vivendo nesse mundo como se tivéssemos sendo encubados , entrando num período de gestação , não para a vida , mas para a morte , e é ai que Jesus propõe que rompamos com essa placenta do sistema pecaminoso , para que possamos finalmente nascer de verdade , nascer para a vida real n’Ele , no Pai e no Espírito .

Nascer de novo é conseguir romper a placenta que aprisiona a nós mesmos , que não é como a placenta que protege , que mantém o feto protegido até que esteja pronto para vir a vida , mas uma placenta que nos embala e aprisiona , não protegendo , mas afastando do contato com a verdade e assim nos conduzindo a morte aos poucos diariamente . Nascer de novo é experimentar o novo , é ter coragem de abrir mão de velhos conceitos , velhas maneiras , enfim , é permitir-se ser conduzido pelo Espírito , como Jesus afirma no verso 8 , permitir-se ser como o vento , levado para onde Deus quer , é estar no centro do controle do Espírito , ser totalmente dirigido por Ele .

Que assim seja as nossas vidas , nos importa nascer de novo .

Pense e reflita !! Fé em Deus , crer pra ver !!

PC Garcia

2 comentários:

  1. Obrigado Fernanda ! A tempos parei de escrever , mas resolvi dar uma vinda aqui e rever os textos , quero compilar tudo num projeto para um livro !!

    ResponderExcluir