sexta-feira, 11 de março de 2011

FÉ SEM COMPROMISSO NÃO REPRESENTA NEM RELIGIÃO NEM CRISTIANISMO



OBRIGAÇÃO SEM COMPROMISSO NÃO REPRESENTA FÉ NEM RELIGIOSIDADE ... ( Marcos 15.21)

... A fé exige compromisso e responsabilidade daquele que a professa enquanto que a religiosidade exige algumas obrigações aliadas ao compromisso com a fé na crença relacionada a religião . Muitos vivem uma obrigatoriedade sem compromisso , são os filhos de crentes ou de religiosos , professam uma fé que não praticam , mas se vêem obrigados a fazê-lo por conta dos pais que os criaram levando-os aos cultos , missas , reuniões , etc , mas também encontramos aqueles que estão ligados de maneira descompromissada com a fé ou religião por motivos mais diversos , como por exemplo porque achou legal ver um amigo freqüentando ou porque algum artista o faz e ele quer ser Cult e estar na moda , ou ainda porque tem alguém que o interessa freqüentando e para se aproximar e rolar a conquista precisa estar no mesmo meio que a pessoa e por ai vai...

Vamos pensar nesse texto citado acima onde Simão , o Cireneu , vinha do campo e é obrigado pelos soldados a carregar a cruz de Cristo . Não havia da parte dele nenhum tipo de interesse nisso , nenhum compromisso com a situação , ele muito provavelmente nem teve algum contato com o Jesus , não foi uma atitude de piedade e bondade , foi algo totalmente obrigado , forçado e portanto descompromissado com a situação , ele era apenas um transeunte uma pessoa que passava pelo local e talvez até tenha parado para ver a movimentação e a crucificação como era costume na época , mas certamente não havia interesse algum relacionado a fé em Jesus .

Quantos estão vivendo como diz uma gíria que usamos muito no Rio de Janeiro , “como pipas avoadas” , ou seja , caíram de paraquedas na fé ou na religião , não têm compromisso algum e muitas vezes não conhecem nada relacionado , mas estão ali forçados por circunstâncias das mais diversas .

Focando esse texto na nossa fé cristã , quero desafiar-nos a vivermos de forma compromissada com aquilo que professamos , Jesus Cristo o Salvador . Em ll Pedro 2.18 diz “ antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo” , se estamos nesse caminho da Graça do Senhor , temos que ter compromisso com Ele , temos que ter um envolvimento comprometido com tudo que cerca a verdadeira prática da vida cristã , a fé em Deus acima de todas as coisas e o amor ao próximo como a nós mesmos . Tem que ser uma vida de lealdade e entrega , tem que ter desprendimento e responsabilidade e acima de tudo renúncia muitas vezes . Que assim seja e que assim se cumpra em nossas vidas em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo !!

Reflitam !! Fé em Deus , crer pra ver !!

PC Garcia

Um comentário:

  1. Valeu, PC. O assunto foi mostrado de forma bem clara.
    É necessário que as pessoas sejam mais compromissadas com a sua fé de forma ativa e participativa - não significa somente ir ao culto, missa ou reunião. É necessário ter responsabilidade com o que professam.

    Abraços. DTA

    ResponderExcluir