segunda-feira, 9 de julho de 2012

UM PENSAMENTO DIVIDIDO





       
" Um pensamento Didivido " - ll Coríntios 6.14 


Geralmente esse texto é associado a questão do relacionamento afetivo , sobre o crente  namorar ou casar-se com um não crente . Em algumas situações costuma-se também ligá-lo a questão de não assentar-se a roda dos escarnecedores , conforme a citação de Salmos 1 .

No tocante a relacionamentos afetivos , claro que uma concordância de idéias e ideais , sejam religiosos , políticos ou sociais ,  ajuda muito para que o relacionamento sobreviva , mas nem sempre isso será regra . No tocante a conviver com pessoas "incrédulas" , é algo a se pensar também , visto que Jesus foi julgado muitas vezes por se assentar com pessoas consideradas impuras , malfeitoras e prostituídas . Sendo assim , conviver com essas pessoas não é pecado ou jugo desigual . O que temos que observar é que não venhamos cair nas práticas cometidas por essas pessoas , que algumas vezes irão contrariar os princípios de Deus para a nossa vida .

Analisando bem o texto , creio que o que estamos sendo advertidos é para que a nossa conduta e principalmente a nossa mentalidade não se ponha sob um julgo desigual , para que nosso pensamento não se divida entre os princípios cristãos e os pensamentos predominantes no sistema corrupto estabelecidos pelas leis humanas , onde prevalece o egocentrismo do prazer individual , o hedonismo .

Nosso pensamento se divide quando , como diz o ditado , "olhamos para o nosso próprio umbigo " .  É nesse momento que deixamos de praticar a vida cristã em sua essência , que visa a coletividade da vida em comunidade , onde o principal objetivo é o próximo , o Reino .

Em Mateus 22.37 , Jesus responde aos doutores da lei que o maior mandamento  é amar a Deus de todo o entendimento . Amar a Deus de todo o entendimento representa não permitir que nossos pensamentos se dividam , significa viver na busca para que tenhamos um pensamento parecido com o de Deus e isso definitivamente significa abrir mão de boa parte de nossas vontades . Isso torna a caminhada cristã pesada para a maioria dos cristãos , ainda mais num mundo como o de hoje .

Existe um grande causador dessa divisão em nosso entendimento , "as nossas necessidades " . Sim , somos movidos pelas nossas necessidades na maior parte do tempo . Quando buscamos a Deus de forma fervorosa e dedicada , geralmente é porque queremos que Deus nos dê algo , como quando a maior parte das pessoas se "entregam" a Deus , o fazem porque estão com medo de ir pro inferno e não porque amam a Deus de fato e  querem estar mais próximas dele . 

O Grande desafio é para que nossos corações e o nosso entendimento estejam inteiramente ligados a Deus , para que não nos coloquemos sob um jugo desigual , sob um pensamento mundano e hedonista , onde o mais importante é que eu me safe e esteja livre do inferno , das dificuldades e tenha minhas necessidades supridas , o resto dá pra ir empurrando com a barriga , como diria Zeca Pagodinho , "deixando a vida me levar " . Se o pensamento é esse , lamento , mas o passaporte para o inferno já está carimbado !!  Boa reflexão !!

< PC GARCIA > 


Nenhum comentário:

Postar um comentário