quarta-feira, 15 de junho de 2011

70 x 7 ( Mateus 18.22 )

Uma coisa que curto em Pedro é sua capacidade de ser humano e mostrar isso de cara , fazer as perguntas que normalmente nos envergonhamos de fazer, se expor , mostrar o que se tem dentro do coração e da mente, sem essa de querer ser "super crente" ou dar uma de 
"santarrão" . É isso ai mesmo , ele queria saber se tem limite para a tolerância , até que ponto ele deveria segurar a onda e dar um desconto para as ofensas que recebesse de um irmão . Pensou : " custa nada perguntar ..." 
Claro que Jesus conhecendo a motivação dos corações , sempre deu a resposta certa , aquilo que de fato atingiria o centro do questionamento , ele sabia o quanto Pedro era pavio curto e o quanto essa era uma das áreas que mais deveria ser tratado. 
A sinceridade sempre encontra a resposta que precisa , precisamos aprender  a expor nossos questionamentos , mostrar que temos dúvida , mesmo que isso represente expor as vezes uma determinada fraqueza , porque  temos fraquezas , isso é normal , Paulo disse : "Quando estou fraco é que sou forte ..." ( ll Cor. 12 ) 
A dúvida pode existir , isso não é falta de fé , o que não podemos é deixar  que a dúvida cresça a tal ponto de nos tornar céticos , de nos fazer apostatar da fé por falta de conhecimento ou de esclarecimento , a palavra de Deus diz que perecemos por falta de conhecimento ( Oséias 4.6 ). Se temos questionamentos que sejam feitos , que sejam postos pra fora . foi o que Pedro fez , Jesus estava falando sobre perdão , sobre ser tolerante com aqueles que nos ofendem , Pedro como qualquer pessoa de temperamento sanguíneo , logo quis saber se havia algum limite para essa tolerância , porque ele sabia o quanto era intolerante e tinha dificuldades em fazer aquilo que Jesus acabara de ensinar . 
Jesus conhece nossos corações , ele sempre nos apontará o caminho e a direção para que andemos na contra-mão do sistema pecaminoso e destrutivo mundano . Foi isso que ele fez com Pedro quando disse que não havia limite para o perdão , na verdade não se tratava de um cálculo tão simples do tipo 70 x 7 = 490 , tanto que Pedro nem questiona mais , ele não se atreve a calcular porque a mensagem lhe atinge o coração de forma direta e clara , ainda mais quando Jesus imenda a mensagem com uma parábola confrontadora sobre " O credor imcompassivo " , isso fecha com chave de ouro a mensagem sobre tolerância e perdão .
Paulo escreve aos Efésios algo muito forte sobre essa questão : "suportai-vos uns aos outros em amor .." ( Efésios 4.2 ) 
E aos Gálatas é como se ele explicasse o mesmo ensinamento : " Levai as cargas uns dos outros , assim cumprireis a lei de Cristo..." ( Gálatas 6. 2 )
Suportar não é tolerar ofensas apenas  , é se colocar por baixo do ombro do irmão , é carregá-lo quando este não tiver forças , é ser o seu suporte em tudo e isso implica em ajudá-lo em sua imaturidade muitas vezes . 
É isso que Jesus respondeu a Pedro e aos demais discípulos , que deveriam aprender a suportar e a perdoar sempre , porque o perdão é mérito do ofendido , ao ofensor cabe a gratidão .
Devemos refletir sobre esse texto na perspectiva de que devemos aprender a questionar , a tirar toda e qualquer dúvida acerca de questões difíceis da vida cristã sabendo que  a resposta recebida da palavra de Deus deverá ser encarada com fé , mesmo que vá contra nossa vontade ou justiça própria , será sempre a direção a ser tomada.
Seja a Paz de Cristo o árbitro dos corações !! ( Colossenses 3 . 14 ) 
Boa Reflexão !! Fé em Deus !!

<< PC Garcia >>


3 comentários: