segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Contra o que lutamos ?






















CONTRA O QUE LUTAMOS ?

( ll Cor 10.4 )

Sempre quando lia este texto de ll Coríntios 10.4 , o fazia no âmbito das “guerras espirituais” ,ou seja, levando a interpretação de “ ...poderosas em Deus para destruir fortalezas ...” para o lado das fortalezas demoníacas e satânicas. Nada de mal em fazer isso , se não fosse o caso de Paulo não estar falando desse assunto , ele está dizendo que não lutamos com armas humanas quando lidamos com questões de sofismas e ensinamentos errôneos inseridos em nossa mente por anos de religiosidade.Ele se refere a fortalezas de nossa mente , da altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus , ou seja do racionalismo tão presente em nosso pensamento e ele encerra mais a frente pedindo que Deus leve cativo os nossos pensamentos até a obediência de Cristo .

A grande questão é que geralmente transferimos culpas e situações ligadas as nossas falhas para o diabo , costumamos dizer que estamos passando por tal e tal situação porque ele está nos atacando ou nos tentando e assim induzindo ao erro. É sempre um caminho mais fácil , achar culpados é sempre o melhor a fazer quando não queremos assumir nossos erros ou quando não estamos dispostos ao arrependimento.

Mas note bem o texto inteiro a partir do primeiro verso e vai notar que na verdade trata-se de uma exortação de Paulo a altivez dos Coríntios que o confrontavam com seus “ conhecimentos “ errôneos e distorcidos sobre as questões básicas da fé e os princípios da Graça ensinados por Paulo.

É nesse momento que a carta de Paulo os surpreende com uma exortação acerca de deixarem tais conhecimentos para que permitam que suas mentes sejam libertas de tais sofismas e das fortalezas religiosas e pagãs que tanto os aprisionava não permitindo que o verdadeiro Evangelho da Graça penetrasse em suas vidas .

Somos assim também ! Nos apegamos aos sofismas de tal forma que as vezes não permitimos que a graça nos liberte de fato,temos fortalezas em nossa mente,verdadeiras muralhas de um ensinamento religioso impregnado de tal forma que não conseguimos sequer conhecer a Deus e caímos nesse contexto que Paulo chama de “ altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus” . Altivez é orgulho , é o que faz com que muitas vezes cauterizemos nossa mente de uma forma a jamais se dobrar a outro tipo de informação ou conhecimento que nos confronte ou nos convide a uma mudança de pensamento .

A nossa luta na grande maioria das vezes é contra nós mesmos , é contra nossa altivez , nossos “achismos” e nossa hipocrisia . Usamos máscaras tão bem elaboradas que até nós ficamos convencidos de que aquilo é nossa face e não uma máscara,falamos mentiras tão bem disfarçadas que acreditamos em nossas próprias mentiras,isso são os sofismas dos quais Paulo diz que devemos lutar contra com armas não carnais , mas poderosas em Deus,essas são as fortalezas que nos aprisionam que precisam ser destruídas de uma vez por todas. Porque só então conseguiremos viver a vida que temos pra viver em Cristo e em seu Reino de amor.

O que fazer ? Deixarmos de lado os nossos conceitos e abraçarmos a verdade do Evangelho da Graça de Cristo , tendo a palavra D’ele como única verdade e direção para as nossas vidas e rejeitando tudo que se levante contra esse conhecimento libertador !!

Vale a reflexão ? Fé em Deus , crer pra ver !! PC GARCIA







Nenhum comentário:

Postar um comentário