quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

<< COMUM + UNIDADE = COMUNIDADE >>




"Tinham tudo em comum de modo que não consideravam como "seu" nada do que possuíam.."
(Atos dos Apóstolos 4.32)

As vezes ouvimos pessoas dizerem que viver em comunidade é utopia,porque consideram que só divide o mesmo espaço aqueles que são iguais,isso porque pensam que ser igual é ser idêntico em tudo,na verdade somos semelhantes e não idênticos,graças a Deus e sua multiforme sabedoria,porque um mundo formado por pessoas idênticas não teria nenhuma graça,todo mundo gostando das mesmas coisas,criando as mesmas coisas,já imaginou? sem nada novo? tudo igual e sendo feito em escala coletiva ainda por cima,todos criando e fazendo as mesmas coisas....terrivelmente impossível de se imaginar.
Ter tudo em comum é ter semelhanças sem perder a individualidade,e individualidade não é individualismo,individualidade possue características individuais sem se negar a partilhá-las,individualismo é se fechar num mundo só seu sem compartilhar com o semelhante,ou até mesmo ignorar a existência do semelhante.
Vivem em comunidade é viver da forma como Deus quer que vivamos,porque ele foi o primeiro a compartilhar sua imagem e semelhança com o homem criado ( Gên. 5 ).
As maiores ingrisias da humanidade estão associadas aos conflitos do ego,porque cada indivíduo defende suas idéias de forma a não aceitar uma mudança,ainda mais se essa mudança contraria aquilo que pensa,isso gera as divisões,tem gerado guerras religiosas e étnicas.Conflitos nascem a todo mundo dentro do relacionamento humano pela falta de compreensão e cooperação,pela falta de compartilhamento...No texto que deu início a essa reflexão encontramos algo tremendamente lindo de ser ver,mas quase impossível de se aplicar a nossa vida cotidiana,mas foi incrivelmente possível,e mais,dentro de uma sociedade marcada por inúmeros conflitos religiosos e étnicos,foi possível na antiga Jerusalém,quando eram dominados pelo império Romano e pelo Judaísmo ortodoxo,aquele que apedrejava uma mulher adúltera e motivava a crucificação de alguém que contrariasse seus costumes reliogiosos.Então podemos concluir que não é utópico e nem tampouco impossível,apenas exige de nós uma consciência cristã mais apurada,capaz de abrir mão valores materiais visando valores sociais.
foi isso que Jesus ensinou,foi isso que ele sonhou pro seu corpo aqui na terra até que ele venha,é isso que devemos buscar,respeitar e amar ao próximo como a nós mesmo,esa é a chave para uma vida em comunidade,onde o comum é realmente o mais importante,apesar das individualidades...vale a reflexão? fé em Deus,crer pra ver!!
abraços e beijos!!

3 comentários: