AGORA A MODA É SER CRENTE - Gálatas 2.20
Se tem algo que não dá para disfarçar , mascarar ou "dixavar" é a vida com Deus , não tem como ! Ou a pessoa tem uma vida cristã comprometida e aprofundada com Deus ou definitivamente , ainda que tenha tido um contato , ouvido falar acerca ou talvez frequentado uma comunidade cristã , a pessoa não tem em si a vida de Cristo e muito mais cedo do que pensa verá sua máscara no chão .
Porque digo isso ? Ora vamos pensar , alguém pode até disfarçar uma amizade , demonstrar um certo conhecimento de causa em alguma área , fingir ser algo ou alguém , mas jamais conseguirá fingir relacionamento com Deus , relacionamento com Deus é resultado de experiência pessoal . Eu sempre digo que gosto das pessoas que se comportam como seres humanos , que demonstram suas falhas e não têm medo de mostrar quem são , porque comumente quando encontro aquelas pessoas que vivem de dizer que são "santos" ou "quase anjos" , que oram "X" horas por dia , que sobem o monte "X" vezes por semana , que já leram a bíblia "X"vezes ...Confesso que fico com o sinal de alerta ligado . Não que alguém não possa fazer isso , pode e deve e que bom se faz !! Mas a questão é quando fica nítido que isso é uma forma de auto afirmação da mais barata que existe , quando demonstra uma total falha de caráter .
Vamos analisar o texto de Paulo nessa carta direcionada aos Gálatas , o contexto geral mostra que ele está indignado com um certo comportamento dos Gálatas , pois eles estavam se submetendo a uma forma religiosa de culto , onde os ritos e costumes judaicos estavam sendo impostos aos gentios , principalmente a circuncisão . Dai depois de dar um esculacho para ninguém botar defeito nos caras , ele manda essa bomba maravilhosa :
" A vida que agora vivo , vivo-a pela fé no Cristo , o Filho de Deus , que me amou e se entregou por mim . "
É interessante destacar que ele diz que vive "pela fé" e não "para a fé" , isso é muito importante , porque viver para a fé é fazer algo que favoreça a fé , você faz algo para a fé , que nesse caso seria viver. Viver pela fé , é ser favorecido pela fé , não é nada que tenhamos feito ou que possamos fazer para que a fé saia favorecida ou seja acrescentada , mas é por meio dela , é ela , a fé , que nos favorece e nos acrescenta , e nesse caso mais que isso , ela nos acrescenta a vida de Cristo , que nos amou e entregou a sua vida por nós . Entende isso ?
Uma moda tem crescido no Brasil , a moda gospel , o crente tá na moda !! Novas pesquisas do IBGE apontam um crescimento da população evangélica e segundo essa mesma pesquisa em 2030 o Brasil poderá se declarar um "país dos evangélicos" com a maioria da população professando tal religião .
Tenho ouvido de muitos a seguinte afirmação : "é melhor isso do que um crescimento do ateísmo ou do agnosticismo."
Ok ! Podemos encarar dessa forma , mas o que é pior , o ateísmo ou uma fé de fachada ? O ateísmo comprometido ou a fé descomprometida , rasa e superficial ? Não estou fazendo apologia ao ateísmo , mas sei de muitos ateístas que levam a sério o que pensam , ao contrário de muitos crentes que sequer sabem do que estão falando quando falam acerca da fé ou da vida cristã , que desconhecem por completo o Deus que professam e se professam , porque uma grande ´parcela sequer tem coragem de falar de fé e de Cristo em público .
Pode até ser um pouco eficiente usar um título de crente ou cristão em muitas situações , pode ser útil , pode ser até confortável , mas nunca será eficaz , porque não é verdadeiro , não é fruto da experiência é apenas um seguimento , uma tendência e portanto não causa impacto e por muitas vezes cairá no descrédito .
É hora de analisar a nossa vida , hora de pensar que tipo de fé temos praticado , que tipo de impacto temos causado na sociedade e nas pessoas a nossa volta , ou será que seremos apenas um número nas pesquisas do IBGE , uma estatística ? Seremos apenas pessoas seguindo a moda e a tendência ? Reflita e tire suas conclusões !!
Estejam Firmes na Graça do Caminho !!
PC Garcia