Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas. ( ll Coríntios 5.17 )
Queremos viver as coisas novas do Reino de Deus , mas a verdade é que encaramos esse texto como se ele nos apresentasse uma solução milagrosa para a transformação do velho homem , como se a perspectiva que temos é que , uma vez que aceitamos a Cristo ele automaticamente nos transformará em novas pessoas , num passe de mágica , num estalar de dedos . E o pior de tudo é que esse texto comumente é pregado nessa perspectiva , eu já ouvi muitas mensagens onde se dizia que tudo que precisamos fazer é aceitar a Jesus que tudo se faria novo na nossa vida . Infelizmente cada vez mais cresce o número de pessoas frustradas com Deus , com a igreja e com seus líderes , porque quando descobrem que a realidade não condiz com aquilo que ouviram nas pregações , se entristecem, se desmotivam e , ou saem das fileiras da igreja e voltam as suas velhas práticas , ou permanecem de forma frustrada e desmotivada , não produzem e não frutificam .
Esse texto trás pra nós uma grande responsabilidade : " Se alguém está em Cristo..."
Devemos notar que o critério para ser nova criatura é estar em Cristo , permanecer n'Ele , viver de acordo com o seu direcionamento , o texto traz uma perspectiva de que devemos seguir uma nova orientação para que sejamos pessoas novas , com conduta diferente da que tínhamos anteriormente , com atitudes diferentes .
Com isso em mente , temos que viver em novidade de vida , encaramos o pecado de forma diferente , porque ainda que sejamos seduzidos e venhamos a cair no pecado , não teremos mais prazer em pecar , ele terá um peso em nossa consciência e saberemos de imediato que esse ato pecaminoso irá desordenar a nossa conduta cristã, porque a nossa vida está em Cristo e nossa meta é viver de acordo com o modelo de Cristo.
Uma vez ouvi do pastor Neil uma frase que anotei na minha agenda e guardei no meu coração : " não há problema em ser barro , o problema é ser barro longe das mãos do oleiro ..."
Não há problema em ser humano e ter fraquezas e falhas , mas precisamos estar sempre próximos do oleiro , sempre dispostos a permitir que ele nos molde , que ele dite as regras e nos mostre o padrão de caráter que temos que ter .
Ser nova criatura sem estar em Cristo é impossível , porque o que nos torna nova criatura é a nossa disposição de nos colocarmos debaixo da direção de Cristo , nosso esforço em caminhar dentro dos limites de sua vontade , indo até onde ele permite e recuando sempre que essa permissão não nos for dada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário